sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

[resenha] Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios

Há uns dias atrás, fiz o post LIVRO X FILME sobre o Percy Jackson e o Ladrão de Raios, como já havia dito, não tinha lido o livro ainda. Agora que já li, posso dar minha opinião sobre a adaptação do filme. Existem duas coisas que me fizeram fazer aquele post. Primeiro, as inúmeras críticas que li sobre a adaptação. E a "semelhança" com Harry Potter.



"Você deve ir para o oeste e enfrentar o deus que se tornou desleal
Você deve encontrar o que foi roubado e devolver em segurança
Você será traído por aquele que o chama de amigo
e no fim não conseguirá salvar aquilo que mais importa."

O filme do livro são bem diferentes um do outro, contando logo com a idade do personagem.
No filme, Percy tem provavelmente 17 anos, no livro, ele tem apenas 12. Tirando essa e outras características físicas dos personagens, que para mim não muda muitas coisas.
O filme é praticamente um resumo do livro, Rick Riordan, encheu o livro de detalhes, isso é bom, pena que no filme, você não vê tudo isso. Fora que você não vê todos os personagens descritos, e não vê a aventura de Percy com seus amigos contada no livro, você vê pouca ação. Infelizmente. Se a adaptação fosse mais parecida com o livro, sem dúvidas seria um sucesso.  
Já com a semelhança com HP, nem percebi quando vi o filme, só reparei quando eu li alguém comentando sobre isso.
A história é diferente, o que lembra são os personagens.
Veja só a relação, Percy Jackson seria Harry Potter o principal, Annabeth a Hermione, a amiga inteligente e a conselheira e de bom senso, e Grover e Rony Weasley como o melhor amigo e engraçado do trio.
Eu não sei por que, me simpatizei com o filme e com os atores, por isso, mesmo após ler o livro, ainda continuo gostando bastante do filme. 

Agora só sobre o livro, gostei bastante, li em 3 ou 4 dias, a história me prendeu muito. Fora que é um tema muito bacana, como mitologia grega, que particularmente, eu acho muito interessante. 
Adorei os personagens, Percy e Annabeth se tornaram meus prediletos, com suas briguinhas por coisas mínimas, Rick Riordan soube encaixar cada ação do livro na hora certa, sem ficar muito enjoativo. 
Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios é uma boa dica para quem quer ler algo nas férias, ou quem ainda não leu, não deixe de ler. É uma história cativante, mal posso esperar para continuar com a sequência. 

4 comentários:

  1. Ok, primeiro preciso dizer que estou super atrasada com essa série, ainda não li nenhum livro e nem vi o filme. Mas leio muito sobre as grandes diferenças entre os dois, então acho que ou só ler o livro mesmo rsrsrs

    Beijos

    Amanda /Vício em livros

    ResponderExcluir
  2. Ei Amanda, como disse, eu gostei muito do filme, mas muita gente não gostou, então na dúvida, leia o livro mesmo, creio eu que você não vai se decepcionar :D

    ResponderExcluir
  3. Eu vi o filme no cinema e fui de cara e comprei os 4 livros.. ai apaixonei e fiquei ansiosa pra lançarem o 5 e tal..mas o filme é muito ruim..

    ResponderExcluir
  4. Os outros são melhores ainda , sou fã da serie e fã do Percy . Porém meu personagem preferido não é ele rsrs .

    ResponderExcluir