quarta-feira, 24 de novembro de 2010

LIVRO X FILME: Percy Jackson e os Olimpianos - O Ladrão de Raios

Livro: Percy é um garoto de 12 anos, com dislexia e transtorno do déficit de atenção, e é constantemente expulso das escolas.
Em um de seus passeios da escola, para o Metropolitan Museum of Art, ele manipula a água e faz Nancy Bobifit – uma garota ruiva e sardenta – e a deixa encharcada. A professora conhecida como Sra. Dodds o leva para uma sala do museu, enquanto todos estão lá fora. Ela se transforma em uma das fúrias de Hades (Deus dos mortos) e tenta matar Percy. Para sua surpresa, seu professor paraplégico o ajuda jogando uma caneta e mandando abrir a tampa, transformando-se em uma espada. E consegue matar a fúria, ou a professora. Ele vê seu amigo Groover conversando com seu professor. E depois de sonhos estranhos, sua mãe o leva para um acampamento para crianças com pai/mãe que são Deus grego. Mas ao chegar ao acampamento um minotauro os ataca e captura a mãe de Percy, e a leva para o Reino de Hades. Achando que sua mãe está morta, ele mata o minotauro.

No acamapamento, Percy descobre a verdade, o que ele é. Filho de um Deus, Poseidon e um mortal, sua mãe. Fazendo dele um semi-Deus. No acampamento Percy conhece Annabeth Chase e Luke (filho de Hermes)

Percy é culpado de roubar o Raio de Zeus, entra em uma jornada com seus amigos Groover (sátiro), Annabeth (filha de Atena). No qual são perseguidos por diversos monstros. Percy tem suas suspeitas, mas vai em busca do Raio, para provar sua inocência e devolver o que pertence a Zeus.   

   
Filme (Sinopse): O arteiro Percy Jackson está encrencado na escola, mas esse nem de longe é seu maior desafio. Estamos no século 21, mas os deuses do Olimpo saem das páginas dos livros de mitologia grega de Percy e entram em sua vida. Ele descobre que seu pai verdadeiro é Poseidon, deus dos mares, o que significa que Percy é um semideus – metade humano, metade deus. Zeus suspeita que Percy, filho adolescente de Poseidon, tenha roubado seu raio, a arma mais poderosa do universo.
      Para provar sua inocência e evitar uma guerra devastadora entre os deuses, Percy embarca numa odisséia transcontinental junto com seus amigos Annabeth e Groover com o objetivo de encontrar o verdadeiro ladrão. Ao longo do caminho, ele enfrenta inimigos cruéis decididos a detê-lo, e salva sua mãe das garras assassinas de outro deus grego, Hades.

Resolvi fazer esse post, porque de 10 comentários, 8 ou até mesmo 9 estão falando mal do filme, falando mal que eu digo é que a adaptação não tem nada a ver com o livro, tiraram alguns personagens e mudaram a história. Eu particularmente, gostei muito do filme, MAS AINDA NÃO LI O LIVRO. Pretendo ler, esse ano ainda, ai sim eu dou minha opinião. 
Então cabe a vocês agora, dizerem o que acharam da adaptação do Chris Columbus. Se preferem o filme ou o livro, o que acharam de positivo no filme, e negativo...

10 comentários:

  1. Parabéns pela resenha! O livro parece ser ótimo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Quando ler o livro vai saber pq o fã que é fã de Percy não gostou!
    Já começa com algo crucial

    Onde foi parar o Percy Criança!?
    e assim vai...
    Revoltante! =)

    ótimo post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Niii, o filme é legalzinho, mas o livro é inacreditavel, virei fã eterna do Riordan!
    Leia, você vai amar!
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Próximo livro que vou ler será ele. Pena que o filme não está como o livro, porque a série parece tão boa =)
    Obrigada gente !

    ResponderExcluir
  5. Cheguei ao seu blog através do Skoob. Gosto do esforço em desenvolver o gosto por ler e escrever, porém tenho que dar uma opinião sincera. Não foi é post ótimo, tampouco construtivo e coeso.

    Em uma resenha há uma estrutura a ser seguida (leia um resumo sobre resenha em http://www.lendo.org/como-fazer-uma-resenha/).

    Resenha não é um resumo. Tenha isso em mente.

    Mas repito que é muito bom o gosto por ler e escrever, continue se aprimorando e considere esta crítica para crescer mais.

    ResponderExcluir
  6. Olá também cheguei ao seu blog através do skoob. Devo concordar com o comentário acima sobre a inadequação da proposta de seu blog pois ao que vi seus posts não constituem resenhas. Apesar disso apoio a sua iniciativa com a ressalva de que se informe sempre antes de desejar informar. E sim, leia a série de Riordan. Estou certa de que gostará, mas que perceberá que a narrativa tem menos ritmo e qualidade que muitas outras boas séries de aventura infanto juvenil. O filme de fato é muito ruim e mesmo que eu não tivesse lido os livros antes de ver o filme, não teria gostado dele ainda assim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Olá, Bruno e Mariany, fico grata pelo incentivo e também pela crítica.
    Criei esse blog com a intenção de me divertir e informar sobre livros que já li, da minha maneira.
    O blog é informal, portanto não acho que precise fazer exatamente uma resenha, "como manda a regra".
    O nome do blog possui resenha nele, mas não precisa ser necessariamente uma. Foi complicado achar um nome para o blog, esse foi o mais próximo do que eu queria.
    Além do que, já vi vários blogs que possui 'resenhas' dessa forma.
    Mas mesmo assim, obrigada pela dica.
    Um dia quem sabe eu a utilizo.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, ele tem só 12 anos nos livros? Não sabia disso... enfim, eu assisti o filme e não gostei, mas dizem que os livros são ótimos, então pretendo ler os livros algum dia. ^^

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu já li os cinco livros do Percy Jackson e quando vi o filme pela primeira vez, esperando uma boa adaptação, não gostei! Eu e minha amiga (que também já tinha lido o livro) ficamos o filme todo falando das diferenças absurdas que fizeram no filme e quando acabou, fiquei torcendo para que na continuação fosse melhor.

    Porém, quando assisti o filme de novo, procurei não pensar no livro e descobrir que os produtores não queriam realmente fazer parecido com o livro porque não haverá continuação, o roteiro foi feito pra ser a história de um filme só, por isso detalhes do 1º livro que dão forma à saga inteira [a grande profecia, a ameaça de Cronos e tal] não existem no filme.

    O filme tem uma história própria e é bem interessante!! Por isso recomendo que se não gostou de primeira, assistam de novo! E claro leiam todos os livros, inclusive a nova séria dos Heróis do Olimpo!

    ResponderExcluir