segunda-feira, 14 de novembro de 2011

[resenha] Wake (Despertar) - Lisa McMann


(Sinopse) Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante...


O que falar desse livro? Eu gostei e não gostei. Então para explicar isso vou separa-lo em pontos positivos e negativos. Então vamos lá:

Ponto positivoA história.
A história é diferente e envolvente e intrigante. Porém ela começa a ficar boa depois de algumas páginas...

Pontos negativos:
A narração. 
Não gostei nenhum um pouco, e me segurei para não abandonar a leitura. Parece leitura para criança.
É assim:
"Ela limpa o rosto com um lenço."
"Janie olha fixamente para ele"
"O queixo dela cai"

Também tem uma forma que me irritou, a utilização EXCESSIVA de pontos finais.
Exemplo:
"Ele vai até a cozinha. Prepara um sanduíche de frango. Coloca leite em um copo. Coloca suco de laranja noutro. Coloca os copos em uma travessa. Leva-a até o quarto de Janie. Espera."

Sério. Me. Irritei. Com. Isso.
Fora que os detalhes estão ausentes, consequentemente te deixa cheia de perguntas como: quando? onde? porque? 

O diálogo.
A autora foi infeliz ao desenvolve-lo, ficou vago e esquisito.
Ficou entrecortado e parecia haver partes soltas, tanto o diálogo quanto a narração não tinham o que ligar com o quê. 
A autora teve uma bom tema na mão, e não soube trabalhar com ele, infelizmente.

O casal.
Acho que nem o casal da trama salva! Que também pode entrar em diálogo, afinal, que diálogo era aquele dos dois? Não gostei, e olha que isso é difícil, porque eu adoro um bom romance, só que aí é que tá... Esse não foi um bom romance. Casal monótono que não sabe se ficam bem, ou se ficam mal.

Pode-se ver que os pontos negativos são maiores que o positivo, porém o que me fez continuar a leitura foi justamente a história, que tem tudo para ser boa, apenas não foi bem trabalhada.
Antes de ler, me falaram que o livro era muito bom, cheguei com expectativa e quebrei a cara, fazer o que né? Porém, nada melhor do que ver com seus próprios olhos.
Não sei se vou ler os outros livros da trilogia, talvez sim, mas sei que não vai ser agora.
Resumindo, o livro não é ruim, mas não crie expectativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário