terça-feira, 19 de julho de 2011

ENTREVISTA > Maurício Gomyde

Olá leitores! Resolvi fazer uma coisa pelo blog, entrevistas, assim vocês podem conhecer um pouco mais sobre autores nacionais! E o estreante, é o Maurício Gomyde, autor do livro O Mundo de Vidro.  Aqui você pode também conferir a resenha do livro. (resenha)


Então vamos ao que interessa, eu espero que vocês gostem, e possa conhecer um pouco mais deste autor, que aos poucos veio conquistando leitores com "O Mundo de Vidro".


Resenha e Cultura: Primeiramente, obrigado por aceitar mais uma entrevista!
Maurício Gomyde Eu é que só tenho a te agradecer, Tamyres, pela oportunidade valiosíssima de fazer parte do universo do "Resenha e Cultura". E agradeço em nome de todos os escritores nacionais que buscam um lugar ao sol. Os blogs têm sido super importantes no crescimento e divulgação de uma geração de novos escritores, e sempre que quiser é só chamar.


RC: Há quanto tempo você escreve? Ou, há quanto tempo tinha um desejo de escrever?
MGDifícil precisar há quanto tempo queria. Acho que é um processo natural. Eu sempre gostei muito de ler, e contar minhas histórias acabou virando uma necessidade. É um vício, na verdade. E agora que engatei vai ser difícil parar... rs.


RC: De onde surgiu a ideia do livro "O Mundo de Vidro"?
MGComo bom amante das comédias-românticas do cinema, eu queria escrever uma história que fosse engraçada e romântica. Gosto de finais felizes! rs E pensei numa premissa simples, que é "um homem se apaixona perdidamente por uma mulher". Apenas tentei contar esse tema batido de uma forma diferente. Acho que ficou bem legal, e quem puder ler não vai se arrepender. Acho que vai dar boas risadas e se apaixonar por "Ele" e "Ela", que são os personagens.



RC: Existe algum novo projeto pela frente? Qual?
MGSim, há um livro novo que lanço em novembro. Não tem nome ainda, mas divulgarei em breve. E tenho outro livro pronto, chamado "Infelizes par Nunca", que lançarei depois. E há meu projeto musical também, com a Indiana Nomma, que lançaremos ainda este ano (no meu blog www.mauriciogomyde.com tem como escutar as canções).


RC: De onde vem seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou fatos?
MGSempre em pessoas reais. Cada personagem meu é um pouco de mim, de alguém que conheço. Difícil, no meu caso, inventar alguém do nada. Não consigo por enquanto. E gosto de fazer referência a fatos que aconteceram comigo ou com gente que conheço também. Fica verossímil. Mas, claro que, pra ficar engraçado ou instigante, acabo exagerando e melhorando as situações.


RC: Existe algum autor que te influencia?
MGNão consigo citar um apenas. Gosto do Veríssimo, do Nick Hornby, do Frederico Moccia, Dan Brown, Hemingway e tantos outros. Só não leio auto-ajuda. O resto, que vier eu traço. rs


RC: Você conseguiu muitos elogios com o livro "O Mundo de Vidro", a repercussão que ele teve foi ótima. O que você acha sobre isso? O que sentiu?
MGÉ muito gratificante saber que tanta gente leu e se emocionou, deu risada, se apaixonou por Ele ou por Ela. Isso prova que há como divulgar um trabalho fora da grande mídia. E é uma força enorme pra continuar. Agradeço imensamente a todas as pessoas que dedicaram seu precioso tempo a ler o que escrevi.


RC: Além de escrever, você também toca bateria não é? Entre tocar e escrever, o que você prefere?
MGSão atividades tão afins, tão entrelaçadas, que não há como dissociar uma coisa da outra. Adoro compor, tocar violão, bateria, escrever. Sempre digo que a música e a literatura são gêmeos siameses. No meu caso, como dois filhos. Não tem como preferir um ao outro. rs

RC: Qual é a parte mais difícil de escrever um livro? E qual é a melhor?
MGAcho que a parte mais difícil é você achar a veia. É parar e dizer: "Achei, é isso! Por aqui que eu vou". E a mais gratificante é exatamente quando você acha a veia e diz "Achei, é isso! Por aqui que eu vou" rs.


RC:Enquanto escrevia, você pensava em desistir? E, com o trabalho pronto, pensou que não daria certo? E agora, se sente feliz com o resultado?
MG:Nunca pensei em desistir. Escrever é um vício! Gosto da atividade, escrevo todos os dias. Já faz parte da minha rotina diária. E com o resultado pronto, eu disse pra mim mesmo: "já deu certo!". O que estou querendo dizer é que o simples fato de completar, de vê-lo pronto, já é demais. O que vem depois, as pessoas lerem, criticarem, gostarem, é consequência natural. Estou super feliz com o resultado e acho que não vou parar tão cedo.

RC:Qual a parte que você mais gosta do livro "O Mundo de Vidro?"
MG Não há uma parte específica. Acho que gosto do desenvolvimento que "Ele" experimenta. O livro conta um pouco de mim. Eu era o cara mais tímido do mundo, e um grande amor me tornou totalmente diferente. Acho legal esse crescimento, o jeito que ele vai de zero a cem, e depois a zero de novo, pra terminar em cem. rs

RC:Para você, o que um escritor precisa ter para escrever um bom livro?
MGAcho que todo escritor é uma pessoa com uma antena ligada. Temos que observar, observar e observar. Toda situação que você vê, que vivencia, dá uma linha de livro. Todo mundo que você conhece dá um personagem. Basta ter a antena ligada e captar. Por fim, a pessoa tem que ter disposição, disciplina, vontade de contar. O resto é fácil. Todo mundo tem uma boa história pra contar, e livros são assim: apenas e tão-somente boas histórias.


RC: Maurício, obrigada pela entrevista, e por proporcionar não só a mim, mas como a outras de pessoas a oportunidade de te conhecer um pouquinho mais, te desejo muita sorte com O Mundo de Vidro, e que venha outros livros!
MGEu que te agradeço imensamente, Tamyres. Te desejo muito sucesso com o blog e espero que seus leitores apreciem esta e outras entrevistas que faça com escritores nacionais. Há muita gente legal por aí, cheia de coisas legais pra contar. Obrigado, em nome de todos.

4 comentários:

  1. Parabéns pela entrevista Tamyres! Estou ansiosa para ler o livro do Maurício Gomyde, O Mundo de Vidro. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. sou fascinaaaada pelo livro dele!
    Legal a entrevista!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Acho muito legais essas entrevistas, é sempre ótimo conhecer um pouco mais dos autores e suas histórias!
    Quero muito ler o livro dele, parece muito interessante, principalmente pelo jeito que ele escreve!
    Beijos e parabéns pela entrevista!

    ResponderExcluir
  4. Oi flor!
    O livro do Maurício é o próximo da minha fila. Tô curiosa mesmo!

    ;)
    Beijo!
    http://janinestecanella.blogspot.com/

    ResponderExcluir